E-familynet.com Ticker

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Como reinventar o casamento quando os filhos nascem

“a criação de filhos é um empreendimento conjunto que exige comunicação, compreensão, amor e disposição de assumir um compromisso. casais que não desenvolvem essas atitudes e habilidades antes do nascimento dos filhos não podem acreditar que as assimilarão de uma hora para outra, assim que o primeiro bebê nascer.
como lidar com problemas comuns e como manter a solidez de seu casamento após a chegada das crianças?
os primeiros meses do casamento são necessários para adaptação de ambos. estilos de vida, gostos, manias e idiossincrasias precisam ser acomodados para que seja possível viver a dois. não é necessariamente um processo fácil, mas pelo menos é possível dedicar-se exclusivamente ao outro, afinando a sintonia da relação.
mas, ainda que o casamento já esteja razoavelmente consolidado, quando o primeiro filho chega, parece que o casal precisa começar do zero, novamente. novos papéis e novas prioridades são um duro teste para a solidez do relacionamento. compreensivelmente, a atenção de ambos passa a voltar-se para o bebê, e, aos poucos, um já não dá atenção ao outro.
como um serzinho tão especial é capaz de trazer tantos desafios à relação conjugal? veja algumas dicas que irão ajudá-lo a reinventar o casamento, para que todos desfrutem da alegria que é fazer parte de uma família.
  1. organize a sua agenda
    isso significa determinar que a pessoa certa realizará a tarefa certa na hora certa; eliminar todas as tarefas desnecessárias que você está realizando no momento; regular o horário de seus filhos de acordo com a rotina que combina com a sua e encontrar tempo para você e o cônjuge.
  2. dinheiro e prioridades
    falando em dinheiro, há um principio bem simples – quando colocado em prática – que ajuda a preservar o casamento vivo, seja qual for a renda do casal: invista seu dinheiro em suas prioridades, ou seja, em seu casamento! presentes, viagens, jantares e etc…
    não esqueça que as melhores coisas da vida são gratuitas, ou pelo menos não são caras, como ver o por-do-sol, colher uma flor para esposa, tomar um sorvete, alugar um vídeo etc
  3. reclamações frequentes
    olhe para trás, para os anos de convivência , e pergunte-se: “qual foi a reclamação recorrente do meu marido/esposa ao longo do tempo”? inverta o jogo. que tal tentar fazer essas reclamações sumirem?
  4. frase de ouro
    descubra as coisas que que fazem seu cônjuge se sentir amado. use a frase de ouro: “o que eu poderia fazer para te ajudar esta noite?” ou “o que eu poderia fazer para ser um marido/esposa melhor?”
    pode doer ouvir a resposta mas, se for humilde e atencioso com as queixas, isso pode mudar seu casamento de verdade.
  5. coerência nas regras
    quando o casal está trabalhando junto na criação dos filhos e está sendo coerente na aplicação das regras, vocês se sentem bem consigo e em relação aos filhos. essa atmosfera potencializa, e muito, o relacionamento conjugal. por isso, conversem e entre em acordo sobre como criar suas crias.
trecho extraído do livro “como reinventar o casamento quando os filhos nascem”, do autor gary chapman, editora mundo cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário