E-familynet.com Ticker

domingo, 4 de setembro de 2011

Cárie em dente de leite


"Há pouco tempo, falei aqui sobre a cárie de mamadeira, aquela que ocorre em crianças de 0 a 3 anos por causa – adivinha? – do uso da mamadeira com excesso de açúcar, além de uma higienização deficiente. Ultimamente, alguns blogs odontológicos resolveram abordar a cárie como tema. Afinal, blog de dentista tem que falar de cárie, né? Por isso, resolvi estender esse “papo cariado” e responder a uma dúvida muito frequente entre papais e mamães: cárie em dente de leite é realmente mais agressiva do que no permanente?
image

Em tese, é. Anatomicamente, dentes de leite e dentes permanentes têm as mesmas estruturas: esmalte, dentina e polpa. Porém, proporcionalmente, isso muda um pouco. Nos dentes de leite, as camadas de esmalte e dentina são menores e a polpa, consequentemente, maior. Sério? Sério. Isso significa que, nos dentes de leite, a cárie tem uma progressão bem mais rápida. Ou seja: um pequeno pontinho de cárie hoje pode se tornar um problemão logo, logo.
Além da dor e do desconforto, cárie em dente de leite – se não tratada – pode “virar” canal rapidinho. E, pra quem acha que é bobagem tratar canal de dente de leite, um aviso: a infecção causada pelas bactérias, além de levar à perda do dentinho, pode causar danos ao dente permanente que está se formando dentro do osso!
Por isso a gente pega tanto no pé de pais e mães quando o assunto é cárie. Não dá pra brincar com algo sério assim. Não vale a pena negligenciar uma coisa que pode ser facilmente evitada. Sim, é facil evitar a cárie e todos os transtornos que vêm com ela. E tenho certeza de que você sabe como! Portanto, arregace as mangas e ajude seus filhos a crescerem com uma boca saudável e totalmente livre de cáries!
Outras dicas
Quer saber como a cárie se forma? Aqui tem um vídeo muito bacana que mostra. Vale a pena conferir.
Eu sempre digo para os meus pequenos pacientes que a cárie é provocada pelo xixi das bactérias que existem na boca. Mas tem gente que fala que é cocô! Fazer o quê?
Vida de dentista é assim: sempre tentando mostrar a você que evitar cáries é algo bastante fácil. Só depende de você!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário